LOGO ARQUI

SÉRIE PARA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO
Uma série de minidocumentários produzidos para divulgação no portal da Arquidiocese e nas redes sociais conta histórias, revela curiosidades e apresenta personagens. Entre os filmes, estão os bastidores dos sinos da Catedral da Sé (acima), o registro da caminhada de 2.000 católicos que pediram ajuda contra a maior crise hídrica da história no Dia Mundial da Água e uma explicação sobre os óleos usados em batismos e outros sacramentos (veja aqui).

 

itau cultural interna

PROJEÇÕES
Edição de telas de projeção com imagens de Hilda Hilst (na exposição a respeito de sua vida e obra) e configuração de projeções para a mostra Cidades Gráficas.

 

SÉRIE “VIOLÊNCIA TEM CURA?”
logo folha
A partir de oficinas de narrativa audiovisual que a Parece Cinema realizou com os trainees do Programa de Treinamento da Folha de S.Paulo, foram enfocadas histórias bem-sucedidas de combate à violência no Brasil.  O resultado é um conjunto de dez documentários gravados no país todo pela Folha e editados pela Parece Cinema. Os filmes registram ações como o combate a brigas de gangues em Roraima (acima), um programa de massagem e meditação para presos em Rondônia (veja aqui) e a patrulha que combate a violência doméstica no Rio Grande do Sul (veja aqui). As matérias e os dez vídeos estão disponíveis no hotsite do Programa de Treinamento da “Folha de S. Paulo”.

nyt peqREACTION TO BRASIL’S FIRST GOAL
Como foi a reação da torcida brasileira ao primeiro gol do País na Copa de 2014. Diversas imagens foram utilizadas neste webvídeo produzido pelo jornal americano The New York Times. Cenas de soltados em um quartel militar, manifestantes em uma favela, torcedores no Oiapoque, passando por Copacabana, Pelourinho e Belo Horizonte, entre outros locais. A Parece Cinema foi a escolhida pelo The New York Times para gravar cenas de um típico boteco brasileiro. Gravamos em um no bairro do Bexiga, São Paulo.  Já no primeiro dia no ar o vídeo atingiu mais de 17 mil visualizações no Youtube e ganhou um infográfico interativo, em que o usuário pode ir clicando na barra de espaços de seu teclado e mudando de câmera pra ver a reação da torcida nos diversos locais do Brasil. Veja aqui.

 

 

sportv

É TETRA!
O que você estava fazendo em 1994? Como estava sua vida naquele ano? Quais suas lembranças daquela Copa do Mundo? Dezenas de pessoas relembram passagens daquele ano e daquela Copa. Incluindo integrantes da Seleção Brasileira como Parreira, Romário, Raí e Zetti, o economista Eduardo Giannetti, a cantora Daniela Mercury, a cineasta Carla Camuratti, o autor de novelas Gilberto Braga, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o locutor José Silvério e o jornalista Paulo Vinícius Coelho. Com lançamento previsto para maio de 2014, o filme tem produção da Parece Cinema, com direção de Camilo Cassoli, Debora Rubin e Rodrigo Cardoso. Destaque para os principais lances da competição especialmente ilustrados por Weberson Santiago, com animação de Fábio Vaz. Em cartaz no canal SporTV da Globosat a partir de julho de 2014.

 

 

mabel

canal brasilMABEL
Qual o papel da poesia na vida de quem escreve? Mabel Velloso, poeta e professora, é a personagem deste longa-metragem que conta sua vida e como ela se tornou poeta. Mais de vinte entrevistados falam sobre sua relação com Mabel, entre eles Maria Bethânia, Caetano Veloso e Gilberto Gil.  Dirigido por Margarida Mamede, o filme foi montado por ela com Camilo Cassoli. Em cartaz no Canal Brasil a partir de agosto de 2014.

 

 

mas4EXPOSIÇÃO CENAS DE UM ENCONTRO DE FÉ mas logo museu arte sacra m
Dois filmes foram especialmente produzidos para projeções mapeadas da mostra realizada no Museu de Arte Sacra de São Paulo, em 2012. Com direção de Camilo Cassoli – responsável também pela curadoria da exposição – um dos vídeos foi projetado sobre portas e paredes de taipa do edifício, o mais antigo de São Paulo (inaugurado em 1774). Já o outro vídeo foi criado para contar a história da cátedra produzida em 1942. Luzes e textos revelavam de forma dinâmica e surpreendente aspectos do trono que recebeu os papas João Paulo II e Bento XVI em suas visita ao Brasil. Com produção executiva de Rafael Alberto, os vídeos e a exposição foram realizados pela Arquidiocese de São Paulo, Museu de Arte Sacra e Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

 

 

fomedeque2

fomedequecapaFOME DE QUÊ?

Comer mal virou sinônimo de doenças e levou a uma epidemia mundial de obesidade. Mas o que é comer bem? Como escolher direito, entre produtos embalados em promessas de saúde e sabor? Dirigido por Beatriz Peres, o documentário foi realizado em 2010 para a série “Energia para um novo tempo”, da CPFL Cultura.

 

 

mostra-me

 

MOSTRA-ME
O curta-metragem enfoca o dia-a-dia de um aficionado por filmes durante a Mostra de Cinema de São Paulo. Todo realizado a partir de registros com câmeras de telefone celular, o curta tem versões em inglês (Movie-Me) e francês (Montre-Moi), com as vozes de Fernando Alves Pinto e Rita Grilo. Com direção de Camilo Cassoli, foi apresentado no Short Film Corner do Festival de Cannes 2011, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2010 e no Festival Internacional de Direitos Humanos / Cinesesc (SP), em 2012.

 

 

livraria ornabi copy

LIVRARIA ORNABI
O fechamento da maior livraria de usados do Brasil entre os anos 1960 e 1980 é o tema deste curta-metragem. O filme acompanha os últimos dias do estabelecimento, quando  seu proprietário, aos 88 anos, decide se aposentar. Com direção de Camilo Cassoli e montagem de Beatriz Peres, o filme foi exibido no Short Film Corner do Festival de Cannes 2011 e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo 2010. Foi adquirido pelo Canal Brasil em 2012 e faz parte da programação da emissora. Atualmente disponível na íntegra no site Curta DOC.

 

 

eu quero o minimo

euqueroominimo pEU QUERO O MÍNIMO PRA FALAR
O média-metragem conta a trajetória de Thomaz Perina, artista plástico que foi um dos fundadores do Grupo Vanguarda, em Campinas (SP), nos anos 1960. A partir de depoimentos de Perina, colhidos durante o inventário de sua obra, aos 88 anos, o filme revela diversos aspectos de sua produção e vida.  Com trilha sonora de Ivan Vilela e direção de Camilo Cassoli, o filme foi produzido pela Timbro Filmes – a partir de Lei de Incentivo à Cultura (PROAC). Estreou na CPFL Cultura em 2009 e foi exibido no Curta Cinemateca (Cinemateca Brasileira) no mesmo ano. Disponível em DVD na Livraria Cultura. 

 

 

o tempo do samba copy

O TEMPO DO SAMBA
Toda segunda-feira, profissionais e amadores se reúnem para apresentar novas composições em uma roda de samba especial: é proibido fumar e beber, e o encontro tem a duração marcada por uma vela. Dirigido por Beatriz Peres e Camilo Cassoli, o curta-metragem foi produzido como trabalho final da pós-graduação em Cinema-Documentário (CPDOC/FGV-SP) e contou com orientação de Eduardo Escorel. Foi exibido no Short Film Corner do Festival de Cannes 2009 e na Mostra Internacional de Cinema 2009. Disponível na íntegra no site Curta DOC.